
O desenvolvimento da máquina de lavar como a conhecemos foi realizado por vários inventores, e poucas coisas podem ser mais úteis na vida cotidiana do que uma máquina de lavar. Na verdade, as máquinas de lavar economizam muito tempo. Sem mencionar que você não precisa se sentar e assistir ao processo de lavagem.
Coloque as roupas na máquina, inicie o ciclo e deixe a tecnologia fazer sua mágica! Mas você já se perguntou quem a inventou? Na verdade, nomear o inventor da máquina de lavar é mais difícil do que parece. A criação deste eletrodoméstico é atribuída a várias pessoas, e há evidências de que as máquinas de lavar foram usadas no século XVI, mas essas máquinas antigas não têm nada a ver com as máquinas modernas.
De fato, muitas pessoas acabaram contribuindo para o projeto e desenvolvimento de máquinas de lavar, como veremos neste artigo.
Primeira máquina de lavar
De acordo com o World Atlas, o cientista alemão Jacob Christian Schaeffer inventou o que se acredita ser a primeira máquina em 1767 (foto acima). Seu design era mecânico e o design era de madeira. No entanto, a primeira patente para uma máquina foi emitida apenas em 1782 por Henry Sidger.
Em 1797, 30 anos após a máquina de lavar de Shaffer, a escova de limpeza foi finalmente criada para facilitar a lavagem. Nesse mesmo ano, a primeira patente, chamada “Clothes Washing Machine”, foi emitida para o inventor de New Hampshire, Nathaniel Briggs. No entanto, em 1836, o escritório onde as patentes estavam guardadas pegou fogo, de modo que não há imagem de seu aparelho.
O advento das máquinas de lavar rotativas
Em 1851, James King patenteou a máquina de lavar com tambor. Este dispositivo é considerado o parente mais antigo da máquina de lavar moderna. O dispositivo ainda era alimentado mecanicamente, mas a máquina de King tinha um motor conectado a uma manivela, reduzindo bastante o esforço físico.
Ao longo da década de 1850, as máquinas de lavar de tambor King foram aprimoradas. No entanto, as máquinas de lavar não tinham um mecanismo rotativo até 1858, quando Hamilton Smith emitiu uma patente para uma máquina rotativa.
Desde o início, as máquinas de lavar comerciais destinavam-se principalmente ao uso comercial. Em suma, eles eram muito caros ou muito pesados para uso doméstico. A primeira máquina projetada especificamente para uso doméstico foi construída por William Blackstone em Indiana, EUA. Ele criou a máquina em 1874 como um presente para sua esposa.
Máquina de lavar Eletrica e sua consagração
As máquinas elétricas de lavar entraram no mercado no início do século 20. Alva J. Fisher inventou a inovadora máquina em 1901. Ela tinha uma cuba galvanizada acionada por um motor elétrico. Tambores de metal começaram a substituir os tambores de madeira.
A Harley Machine Company começou a produção em larga escala da primeira máquina de elétrica em 1908 usando o protótipo de Fisher. A patente para este dispositivo foi emitida em 9 de agosto de 1910.
Existem muitos tipos de máquinas de lavar no mercado hoje. Brastemp, Electrolux e Consul dominam o mercado brasileiro, enquanto alguns dos fabricantes mais bem sucedidos do mundo incluem LG, Bosch e Samsung. Cada uma dessas máquinas de lavar modernas tem seus próprios recursos proprietários, mas todas compartilham alguns recursos comuns com as primeiras máquinas.
Vale ressaltar que o desempenho da máquina de lavar não importa mais, como era nos primeiros eletrodomésticos. De fato, os designs modernos de máquinas de lavar estão focados principalmente na eficiência e na redução do consumo de energia e água.
Veja também: História do Filme Home-Aranha em pessoa real
Veja também: Tecnica de Seo para trazer trafégo ao site
Foram necessárias várias mãos para desenvolver a máquina de lavar como a conhecemos. Se gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo com mais alguém de deixar teu comentário.