À luz da pesquisa moderna, o ovo é um dos contribuintes mais importantes para a dieta humana. Contém todos os nove aminoácidos essenciais. As pessoas precisam de oito desses aminoácidos: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina para dizer que são nutridas. Os bebês também precisam de um nono aminoácido, a histidina, que obtêm no leite materno. Foi demonstrado que o consumo de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas nos ovos reduz a quantidade de gordura no fígado e aumenta a vida útil do órgão.
Se houvesse uma coisa que definisse uma refeição perfeita, os ovos estariam na lista de candidatos.
Por longos anos de obscurantismo, o ovo foi condenado pela crença de que aumentava o colesterol no sangue. Principalmente, seu teor de gordura costumava estar ligado ao aumento do colesterol, o que poderia levar a doenças cardíacas. A verdade é que se consumirmos o colesterol dos ovos, nosso fígado deixará de produzi-lo.
Então é saudável comer ovos todos os dias? Claro que sim. A pessoa viva mais velha disse que seu segredo era comer ovos, mesmo crus. Emma Morano, da Itália, ganhou o título de pessoa viva mais velha em 2016 em seu aniversário de 117 anos; ela já morreu. Morano veio de uma linhagem de mulheres longevas: uma mãe que chegou aos 91 anos e irmãs que viveram mais de um século. Embora os genes provavelmente fossem um fator, Morano atribuiu parcialmente sua longevidade a uma vida de comer ovos. Seu médico disse que ele tinha níveis elevados de colesterol.