Chip Neuralink será implantado no cérebro humano


O chip Neuralink será implantado no cérebro humano dentro de seis meses – disse Musk, o homem mais rico do mundo anunciou que solicitou às autoridades americanas a liberação de um teste humano.
O empresário Elon Musk disse na última quarta-feira, 31 de março que o primeiro chip Neuralink será testado em humanos nos próximos seis meses. Estamos confiantes de que dentro de seis meses o primeiro dispositivo Neuralink será testado em humanos – explicou Musk. A Neuralink está desenvolvendo chips que podem ser implantados no cérebro e interagir com dispositivos eletrônicos externos. O objetivo da empresa é permitir que pessoas com deficiência se movam e se comuniquem.
Fundada em 2016, a Neuralink já fez testes em animais antes, com o último teste publicado há mais de um ano. Macacos com implantes cerebrais agora podem jogar videogames de forma totalmente autônoma.
Agora a Neuralink quer dar o passo final. “Queremos ter muito cuidado e, principalmente, garantir que a máscara funcione em um evento realizado para informar o público sobre o projeto antes de implantar um chip em um cérebro humano. Mas já arquivamos toda a papelada na Food and Drug Administration (FDA), a agência dos EUA para medicamentos e pesquisas médicas”.
Neuralink atrasa lançamento de chip
O evento em que foi anunciada a notícia estava inicialmente agendado para 31 de outubro, mas foi adiado sem qualquer explicação, trata-se do desenvolvimento de chips que controlam dispositivos eletrónicos, permitindo a pessoas paralisadas recuperar a motricidade, bem como as doenças de Parkinson e Alzheimer.
Veja também: Diferenças entre o iPhone 13Mini, 13Pro e 13Max
No entanto, o entusiasmo dos investidores ainda é moderado por relatórios anteriores de que a Neuralink perderá o prazo. De acordo com o cronograma, os testes em humanos deveriam começar no final de 2022. E a frustração de Musk chegou ao ponto em que ele está pensando em investir no concorrente Synchron, que recebeu luz verde do FDA em 2021 e implantou seu primeiro dispositivo em julho passado. 1 paciente nos EUA após 4 testes realizados na Austrália.
Bem, no evento desta quarta-feira, Musk diz ao mundo que ainda acredita no Neuralink. Com a aprovação do FDA, a competição de chips cerebrais está de volta aos trilhos.